quarta-feira, 22 de março de 2017

Blog/Twitter

Blog


Segundo Nara Liane Ávila Prieto Silveira o blog é utilizado na capacitação dos agentes locais de inovação desde a criação do programa, em 2009, até o presente momento. Os gestores do programa e da capacitação dos agentes locais de inovação reconhecem o blog como importante estratégia de aprendizagem e o utilizam como um dos instrumentos de avaliação e aprovação dos participantes.
        Quando o participante relata seus aprendizados e reflete sobre a sua possível aplicação no trabalho, verifica-se a qualidade de seu repertorio de solução para situações similares aquelas que foram estudadas em sala de aula.
         O blog vem sendo utilizado como uma ferramenta que possibilita à gestão nacional acompanhar o desenvolvimento dos participantes na capacitação nesse âmbito. É possível ainda perceber, pela leitura do conjunto de blogs de uma turma, a forma como cada conteúdo é desenvolvido em sala de aula.
       Desta forma, acredita-se que o blog responde favoravelmente aos propósitos de ser uma estratégia de aprendizagem, capaz de levar os educandos a uma reflexiva, além de ser um instrumento de avaliação de aprendizagem baseada em competências.
Segundo Eliane do Rocio Vieira Et al, o blog, pela sua especificidade, é um dinamizador da socialização do conhecimento e sendo está uma das funções da EAD, ira contribuir para que o professor e tutor tenham uma atuação mais contundente como mediador da aprendizagem, seja pelas características do recurso mediático seja pela facilidade do seu uso. O acadêmico ao participar de um blog (construído por ele ou pelo professor ou tutor) sentir-se-á protagonista do conhecimento. O webfólio potencializa a produção discente além de ser uma alternativa no processo de avaliação.
Assim sendo, sugere-se as IES a implementação dos blogs e webfolios; em cursos de graduação e pós-graduação, principalmente na modalidade EAD, pois elas auxiliam na produção de saberes por parte dos acadêmicos com a devida intervenção e avaliação de seus orientadores acadêmicos (professores ou tutores), e mais ainda, essas produções estarão disponibilizadas na web.

Referências:

VIEIRA, Eliane. R.; SLVA, R. C. Blogs, Webfolios e a Educação à Distância (Ead): Contribuições para a aprendizagem. Curitiba, PR – 05/2014. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/273.pdf.

SILVEIRA, Nara. L. P. Blog: estratégia de aprendizagem e instrumento de avaliação – na reflexão, uma abordagem às competências. Brasília, DF – Abril/2014. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/261.pdf.



Twitter


A definição de  Twitter é uma ferramenta de microblog que permite a troca de mensagens, com até 140 caracteres. O Twitter tem sido usado não somente para expressar sentimentos cotidianos, para dizer e comentar as pessoas estão fazendo, lendo, vendo e até comendo, este tem invadido as salas de aula como uma ferramenta para alcançar a nova geração de alunos que usam a cada dia mais essas ferramentas.
Segundo a classe, Experiência Inovadora (EI), no texto Redes Sociais - Facebook, Blog E Twitter: Uma experiência pedagógica em cursos de graduação: “Ensinar utilizando as redes sociais requer a ruptura de paradigmas historicamente construídos, tão quanto direcionar um novo olhar no conjunto dos saberes, e mais, o professor permitir ser questionado, combinando as atividades individuais e coletivas de forma recíproca e interativa, pois estamos diuturnamente sujeitos a novos questionamentos, a novos conhecimentos e novos saberes.” Santaella (2003, p.24) é citado no texto Ensino On-Line Através Do Discurso Digital No Twitter de Hercilio de Medeiros Sousa et. al.:

“as mídias são simplesmente meios, isto é, suportes materiais, 

canais físicos, nos quais as linguagens se corporificam e pelos quais transitam”


Para explicar que independente do meio (verbal, escrito, virtual, entre outros) onde ocorra o discurso, o importante é a comunicação que acontece neste espaço, posto que na era digital os sujeitos alfabetizados são potenciais produtores de informação neste novo meio.
Logo o uso do Twitter é uma ferramenta cada vez mais usada na vida pessoal e o uso deste na educação possibilita um interesse e atuação significativa na produção de novos projetos de aula, auxiliando em diversas disciplinas. Essa experiência pedagógica vem modificando o ensino-aprendizagem de forma coerente, criativa na produção do conhecimento.


Referências:

BEBER, Bernadétte. et al. Redes Sociais - Facebook, Blog e Twitter: Uma experiência Pedagógica em cursos de graduação. 20º Ciaed (2014). Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/134.pdf

SOUSA, Hercilio M. Et al. Ensino on-line através do discurso digital no twitter. 21º Ciaed (2015). Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_224.pdf


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