terça-feira, 14 de março de 2017

Realidade Aumentada - RA



A realidade aumentada é uma particularização de um conceito mais geral, denominado realidade misturada, que consiste na sobreposição de ambientes reais e virtuais, em tempo real, através de um dispositivo tecnológico. Uma das maneiras mais simples de se conseguir isto se baseia no uso de um microcomputador com um webcam, executando um software que, através de técnicas de visão computacional e processamento de imagens, mistura a cena do ambiente real, capturada pelo webcam, com objetos virtuais gerados por computador. O software também cuida do posicionamento, oclusão e interação dos objetos virtuais, dando a impressão ao usuário que o cenário é único.
A colaboração presencial é a facilidade de interação entre pessoas que utilizam comunicação verbal, gestos, expressões faciais e movimentos naturais para a manipulação de objetos. Quando a aplicação passa para o âmbito do computador no mesmo ambiente, boa parte dessas características persiste, mas a manipulação dos objetos é alterada, exigindo-se uma interface e dispositivos de interação que exigem adaptação do usuário. Ao colocarem-se os usuários para atuarem remotamente, as vantagens presenciais diminuem, mas o alcance das aplicações faz com que se procure superar essas dificuldades. Nesse caso, técnicas de comunicação multimídia, envolvendo texto, voz, vídeo e animação são usadas para replicar e potencializar as características presenciais. No entanto, os problemas da manipulação de objetos continuam sendo os mais difíceis de resolver.
Podemos encontrar alguns aplicativos voltados para a prática da realidade aumentada, são eles: Elements 4D, Quiver, Moverio e BSL idiomas.

Elements 4D

O Elements 4D consiste em um conjunto de seis cubos de madeira que ganham vida. Cada face do cubo possui um elemento químico da tabela periódico e ao apontar um smartphone/tablet os cubos transformam-se em 4D no visor do aparelho. Ao juntar dois cubos, eles criam um novo composto químico. Além de ser um brinquedo divertido e interativo, é também educacional. Na sala de aula é possível utilizar este ferramenta nas aulas de química para que os alunos aprendam com mais facilidade.



Quiver

Através da RA simples desenhos coloridos ganham vida. Com ele, você pode imprimir seu desenho, colorir e ao apontar a câmera de um dispositivo modelos tridimensionais darão vida a sua “obra de arte”. Veja o vídeo abaixo para saber mais sobre esta aplicação.


Moverio

Com smartphones ou tablets em mãos na sala de aula, uma turma inteira de alunos direciona os aparelhos para o livro didático e têm acesso a conteúdos exclusivos e games sobre o tema da aula. Em outro momento, com os óculos inteligentes Moverio, da Epson, os estudantes visualizam o Sistema Solar, as organelas celulares ou as figuras geométricas espaciais como se cada imagem tivesse pulado para fora dos livros didáticos e ganhado vida, ali mesmo. 

BSL idoma

O aplicativo permite que os alunos apontem o celular para o livro didático e vejam o conteúdo ganhar vida na tela do celular, com animações tridimensionais e interativas. Trata-se da tecnologia de realidade aumentada (RA), adotada pela BSL Idiomas, que abriu suas portas na capital paranaense em março de 2015.
O aplicativo facilita a assimilação dos temas para estudantes de diferentes perfis cognitivos: os que aprendem de forma visual, os que têm mais facilidade com a parte auditiva e os que compreendem a partir da apreensão de todos os sentidos, chamados de sinestésicos. “O aluno pode acompanhar pelo livro, pelo celular ou pela TV da sala, que reproduz os conteúdos de RA enquanto o professor dá as explicações. Dessa forma, conseguimos potencializar o aprendizado”.


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