sexta-feira, 14 de abril de 2017

Aula de Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação ministrada pelo prof. Fernando Silvio C. Pimentel – 10/04/2017

Na nossa aula do dia 10/04/2017 tivemos as apresentações dos nossos projetos didáticos, onde cada equipe se empenhou na realização desses projetos.

Ainda nessa aula, vimos um pouco sobre infográficos que tem um papel fundamental num plano de ensino. Nesse contexto, deveremos criar um infográfico do capítulo do livro Aprendizagem Digital: implicações do uso das TDIC como estratégia de aprendizagem. 

segunda-feira, 10 de abril de 2017

O que é um infográfico?


            Um infográfico, ou a arte da infografia, é caracterizado por ilustrações explicativas sobre um tema ou assunto. Infográfico é a junção das palavras info (informação) e gráfico (desenho, imagem, representação visual), ou seja, um infográfico é um desenho ou imagem que, com o auxilio de um texto, explica ou informa sobre um assunto que não seria muito bem compreendido somente com um texto. Os infográficos são muito utilizados em jornais, mapas, manuais técnicos, educativos e científicos, e também em sites.

sábado, 8 de abril de 2017

Aula de Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação ministrada pelo prof. Fernando Silvio C. Pimentel – 03/04/2017

         

         Nossa aula do dia 3 de abril foi através do twiter, onde tivemos a oportunidade de fazer uso da ferramenta para fins didáticos, aprendemos um pouco sobre o uso da tecnologia na educação e suas finalidades.

O que é projeto didático?

            


         Projeto didático é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolvem uma situação-problema. Seu objetivo é articular propósitos didáticos (o que os alunos devem aprender) e propósitos sociais (o trabalho tem um produto final, como um livro ou uma exposição, que vai ser apreciado por alguém). Além de dar um sentido mais amplo às práticas escolares, o projeto evita a fragmentação dos conteúdos e torna a garotada corresponsável pela própria aprendizagem.

Fonte: http://acervo.novaescola.org.br/formacao/formacao-continuada/14-perguntas-respostas-projetos-didaticos-626646.shtml

domingo, 2 de abril de 2017

TDICs na educação

           
             A mídia faz parte da nossa realidade atual, inovando, facilitando, modificando, de forma geral, a nossa relação com o mundo. Na Educação pode atuar como um importante instrumento no processo de ensino aprendizagem instigando os alunos e facilitando a compreensão dos saberes; eliminando barreiras físicas e temporais, promovendo o acesso às informações e alterando os valores e concepções nos grupos sociais.
            No mundo globalizado e informatizado no qual estamos inseridos, as relações com o conhecimento adquirem novas dimensões, em que a escola deve propiciar descobertas para novas atitudes pedagógicos das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), promovendo os requisitos necessários para viver em uma sociedade em transformação  (GRINSPUN,1999). No entanto, ainda não é muito comum vermos os professores utilizando desses instrumentos que a cada dia se renova e se torna tão presente na vida dos nossos alunos.
            A falta de capacitação e formação dos profissionais em educação nesta área ainda é evidente, apesar de ser gritante a necessidade de atualização. Nossos alunos estão cada vez mais informados e atualizados, e, nesse contexto, os educadores não podem ficar para trás, tendo que acompanhar essa evolução e explorá-la ao máximo, promover uma educação que proporcione um verdadeiro preparo do individuo para a vida social.
Os profissionais em educação precisam estar preparados para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos.
[...] as pessoas competentes em informação são aquelas que aprenderam a aprender. Elas sabem como aprender, pois sabem como o conhecimento é organizado, como encontrar a informação e como usá-la de modo que outras pessoas aprendam a partir dela. (DUDZIAK, 2003, p. 26).

            Dessa forma, os educadores devem valer-se de sua essência que é aprender a aprender e usar as TDICs como elemento de apropriação e desenvolvimento dos alunos.
            As TDICs podem operar como ferramenta de aprendizagem, proporcionando várias formas de interação e de participação dos alunos como seres ativos, construtores do conhecimento de forma interativa, prazerosa e lúdica. As técnicas de ensino aprendizagem necessitam abandonar preceitos ultrapassados, em que os educandos eram postos numa sociedade diferente da atual, e que hoje, não reverenciam as necessidades e expectativas dos mesmos.
Entendemos que as TDICs na educação contribuem para a mudança das práticas educativas com a criação de uma nova ambiência em sala de aula e na escola que repercute em todas as instâncias e relações envolvidas nesse processo, entre as quais as mudanças na gestão de tempos e espaços, nas relações entre ensino e aprendizagem, nos materiais de apoio pedagógico, na organização e representação das informações por meio de múltiplas linguagens.( ALMEIDA e SILVA, 2011, p.4).

            Tendo em vista essas reflexões, torna-se evidente que as TDICs são recursos extraordinários que bem explorados promovem uma aprendizagem significativa. Segundo Moran (2007, p.2), “[...] são pontes que abrem a sala de aula para o mundo, [...]”. No entanto, sem a adesão dos educadores, será mera distração, em que não ficará explorado o potencial educativo.

BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de e SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7 n.1 Abril/2011

GRINSPUN, Mirian Zippin. Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São
Paulo: Cortez, 1999.

MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias. Disponível em: http://www.eca.usp.br/moran/espacos.htm. Acesso em: 11/03/2014.

Fonte: http://tdcisnaescola.webnode.com/novas-tdics-e-o-cotidiano-escolar/

Projeto Pedagógico

            Também denominado PROPOSTA PEDAGÓGICA, é a síntese dos princípios, diretrizes e prioridades estabelecidas pela equipe escolar a partir dos objetivos educacionais e da definição dos resultados a serem atingidos, sempre voltados para a melhoria da aprendizagem dos alunos e do desempenho da escola.

            A proposta pedagógica deve ser elaborada a partir das informações obtidas junto à comunidade (variáveis exógenas, ou seja, exteriores à escola) e junto à própria escola (variáveis endógenas, ou seja, informações internas, a serem fornecidas por todos os que trabalham e convivem no ambiente escolar (alunos, professores, direção, pais e todos os funcionários)).                     Os objetivos e metas do PROJETO PEDAGÓGICO devem ser elaborados a partir das necessidades, limitações, expectativas e potencialidades da comunidade, dos alunos, da equipe escolar, levando em conta os recursos pedagógicos e materiais existentes na escola.
Deve conter, no mínimo, as seguintes informações:
- as competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver
- os conceitos integradores e os conceitos significativos
- os contextos significativos
- as informações e conhecimentos anteriores que possuem tanto os alunos quanto os professores
- os materiais e procedimentos a serem utilizados
- a organização do espaço e as relações na sala de aula
- as relações interpessoais
- a organização do tempo
- os projetos a serem desenvolvidos.
            No Ensino Fundamental, o PROJETO PEDAGÓGICO deve ter como objetivo a formação do cidadão, fornecendo ao aluno, ainda, subsídios necessários à sua melhor inclusão social.
            Para o Ensino Médio, além do reforço da consciência cidadã, deve-se preparar o aluno para as incertezas e a provisoriedade da vida social atual e especificamente a vida profissional, além de trabalharmos, junto a eles, a formação de atitudes para o trabalho.

Fonte: http://www.conteudoescola.com.br/projetoproposta-pedagogica/53