Também denominado PROPOSTA
PEDAGÓGICA, é a síntese dos princípios, diretrizes e prioridades estabelecidas
pela equipe escolar a partir dos objetivos educacionais e da definição dos
resultados a serem atingidos, sempre voltados para a melhoria da aprendizagem
dos alunos e do desempenho da escola.
A proposta pedagógica deve ser
elaborada a partir das informações obtidas junto à comunidade (variáveis
exógenas, ou seja, exteriores à escola) e junto à própria escola (variáveis endógenas,
ou seja, informações internas, a serem fornecidas por todos os que trabalham e convivem
no ambiente escolar (alunos, professores, direção, pais e todos os
funcionários)). Os objetivos e metas do PROJETO PEDAGÓGICO devem ser elaborados a partir das necessidades,
limitações, expectativas e potencialidades da comunidade, dos alunos, da equipe
escolar, levando em conta os recursos pedagógicos e materiais existentes na
escola.
Deve conter, no mínimo, as seguintes informações:
- as competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver
- os conceitos integradores e os conceitos significativos
- os contextos significativos
- as informações e conhecimentos anteriores que possuem tanto os alunos quanto os professores
- os materiais e procedimentos a serem utilizados
- a organização do espaço e as relações na sala de aula
- as relações interpessoais
- a organização do tempo
- os projetos a serem desenvolvidos.
- as competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver
- os conceitos integradores e os conceitos significativos
- os contextos significativos
- as informações e conhecimentos anteriores que possuem tanto os alunos quanto os professores
- os materiais e procedimentos a serem utilizados
- a organização do espaço e as relações na sala de aula
- as relações interpessoais
- a organização do tempo
- os projetos a serem desenvolvidos.
No Ensino Fundamental, o
PROJETO PEDAGÓGICO deve ter como objetivo a formação do cidadão, fornecendo ao
aluno, ainda, subsídios necessários à sua melhor inclusão social.
Para o Ensino Médio, além do reforço da consciência cidadã, deve-se preparar o aluno para as incertezas e a provisoriedade da vida social atual e especificamente a vida profissional, além de trabalharmos, junto a eles, a formação de atitudes para o trabalho.
Para o Ensino Médio, além do reforço da consciência cidadã, deve-se preparar o aluno para as incertezas e a provisoriedade da vida social atual e especificamente a vida profissional, além de trabalharmos, junto a eles, a formação de atitudes para o trabalho.
Fonte: http://www.conteudoescola.com.br/projetoproposta-pedagogica/53
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