No
mundo globalizado e informatizado no qual estamos inseridos, as relações com o
conhecimento adquirem novas dimensões, em que a escola deve propiciar
descobertas para novas atitudes pedagógicos das TDICs (Tecnologias Digitais de
Informação e Comunicação), promovendo os requisitos necessários para viver em
uma sociedade em transformação (GRINSPUN,1999). No entanto, ainda não é
muito comum vermos os professores utilizando desses instrumentos que a cada dia
se renova e se torna tão presente na vida dos nossos alunos.
A
falta de capacitação e formação dos profissionais em educação nesta área ainda
é evidente, apesar de ser gritante a necessidade de atualização. Nossos alunos
estão cada vez mais informados e atualizados, e, nesse contexto, os educadores
não podem ficar para trás, tendo que acompanhar essa evolução e explorá-la ao
máximo, promover uma educação que proporcione um verdadeiro preparo do
individuo para a vida social.
Os profissionais em educação precisam estar preparados para facilitar o
processo de aprendizagem dos alunos.
[...] as pessoas
competentes em informação são aquelas que aprenderam a aprender. Elas sabem
como aprender, pois sabem como o conhecimento é organizado, como encontrar a
informação e como usá-la de modo que outras pessoas aprendam a partir dela.
(DUDZIAK, 2003, p. 26).
Dessa
forma, os educadores devem valer-se de sua essência que é aprender a aprender e
usar as TDICs como elemento de apropriação e desenvolvimento dos alunos.
As
TDICs podem operar como ferramenta de aprendizagem, proporcionando várias
formas de interação e de participação dos alunos como seres ativos,
construtores do conhecimento de forma interativa, prazerosa e lúdica. As
técnicas de ensino aprendizagem necessitam abandonar preceitos ultrapassados,
em que os educandos eram postos numa sociedade diferente da atual, e que hoje,
não reverenciam as necessidades e expectativas dos mesmos.
Entendemos que as
TDICs na educação contribuem para a mudança das práticas educativas com a
criação de uma nova ambiência em sala de aula e na escola que repercute em
todas as instâncias e relações envolvidas nesse processo, entre as quais as
mudanças na gestão de tempos e espaços, nas relações entre ensino e
aprendizagem, nos materiais de apoio pedagógico, na organização e representação
das informações por meio de múltiplas linguagens.( ALMEIDA e SILVA, 2011, p.4).
Tendo em vista essas
reflexões, torna-se evidente que as TDICs são recursos extraordinários que bem
explorados promovem uma aprendizagem significativa. Segundo Moran (2007, p.2),
“[...] são pontes que abrem a sala de aula para o mundo, [...]”. No entanto,
sem a adesão dos educadores, será mera distração, em que não ficará explorado o
potencial educativo.
BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de e SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo,
tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista
e-curriculum, São Paulo, v.7 n.1 Abril/2011
GRINSPUN, Mirian Zippin. Educação tecnológica: desafios
e perspectivas. São
Paulo: Cortez, 1999.
MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do educador com
as tecnologias. Disponível em: http://www.eca.usp.br/moran/espacos.htm.
Acesso em: 11/03/2014.
Fonte: http://tdcisnaescola.webnode.com/novas-tdics-e-o-cotidiano-escolar/
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