quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Aula introdutória de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação – prof. Fernando S. C. Pimentel – 23/01/2017

           Iniciamos nossa disciplina de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação com prof. Fernando S. C. Pimentel, mestre e doutor em educação. Nesse primeiro contato, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da turma e ouvir um pouco da história de cada um.  Também foram abordados em sala, alguns métodos de avaliação, onde serão utilizadas algumas ferramentas de aprendizagem sugeridas pelo professor como a leitura do livro A Aprendizagem Das Crianças Na Cultura Digital, PIMENTEL, Fernando S.C, a plataforma CMAPTOOLS, para a produção do mapa conceitual e a criação de um blog que servirá de portfólio para matéria. 
Teremos como base de estudos, o livro A Aprendizagem das Crianças na Cultura Digital. O livro aborda temas relacionados ao uso da tecnologia feito por crianças, onde construiremos um mapa conceitual baseado em alguns capítulos do livro.
Finalizamos nosso primeiro encontro discutindo sobre o Ensino - Aprendizagem, um assunto muito amplo que abrange diversos campos da informação. Com base nesse assunto, construímos um mapa conceitual.
 O que é aprender?
Aprender é a capacidade que temos de adquirir algum conhecimento.
Podemos aprender com:
ü  O instrutor – Técnicas/Repetições
ü  O professor – Construção de conhecimento
A aprendizagem precisa ser:
ü  Significativa
ü  Feedback é imediato
ü  Visa objetivos realísticos
ü  É pessoal
ü  Bom relacionamento interpessoal

Visão da Aprendizagem: Tradicional X Atual
Na visão tradicional o aluno é o receptor e o professor o emissor.
A figura do professor era marcada pelo autoritarismo, ele era o dono do saber, a sua palavra era única na sala de aula.
Já na visão atual o professor se tornou um mediador e o aluno participante.
O aluno passa a ter mais autonomia na sala de aula, tem voz ativa e o direito de indagar. O professor por sua vez instrui o aluno como ele deve se comportar, desenvolve atividades que enriquece o conhecimento para que educando desenvolva autonomia de pensamento.
O desafio atual é incluir na aprendizagem as novas tecnologias, pois há escolas que resistem em integrar a modernização dos meios de comunicações dentro da sala de aula.

Sabemos que as crianças de hoje já ingressam na escola com um conhecimento em tecnologia, antes mesmo de aprender a ler e a escrever, precisamos mostrar que é possível usar a tecnologia para a educação. 
Apresentamos aqui, nosso mapa conceitual:

2 comentários: