Iniciamos
nossa disciplina de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação com prof.
Fernando S. C. Pimentel, mestre e doutor em educação. Nesse primeiro contato,
tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da turma e ouvir um pouco da
história de cada um. Também foram
abordados em sala, alguns métodos de avaliação, onde serão utilizadas algumas
ferramentas de aprendizagem sugeridas pelo professor como a leitura do livro A Aprendizagem Das Crianças Na Cultura
Digital, PIMENTEL, Fernando S.C, a plataforma CMAPTOOLS, para a produção do
mapa conceitual e a criação de um blog que servirá de portfólio para
matéria.
Teremos
como base de estudos, o livro A
Aprendizagem das Crianças na Cultura Digital. O livro aborda temas
relacionados ao uso da tecnologia feito por crianças, onde construiremos um
mapa conceitual baseado em alguns capítulos do livro.
Finalizamos
nosso primeiro encontro discutindo sobre o Ensino - Aprendizagem, um assunto
muito amplo que abrange diversos campos da informação. Com base nesse assunto,
construímos um mapa conceitual.
O que é aprender?
Aprender
é a capacidade que temos de adquirir algum conhecimento.
Podemos
aprender com:
ü O
instrutor – Técnicas/Repetições
ü O
professor – Construção de
conhecimento
A
aprendizagem precisa ser:
ü Significativa
ü Feedback
é imediato
ü Visa
objetivos realísticos
ü É
pessoal
ü Bom
relacionamento interpessoal
Visão
da Aprendizagem: Tradicional X Atual
Na
visão tradicional o aluno é o
receptor e o professor o emissor.
A
figura do professor era marcada pelo autoritarismo, ele era o dono do saber, a
sua palavra era única na sala de aula.
Já
na visão atual o professor se tornou
um mediador e o aluno participante.
O
aluno passa a ter mais autonomia na sala de aula, tem voz ativa e o direito de
indagar. O professor por sua vez instrui o aluno como ele deve se comportar,
desenvolve atividades que enriquece o conhecimento para que educando desenvolva
autonomia de pensamento.
O
desafio atual é incluir na aprendizagem as novas tecnologias, pois há escolas
que resistem em integrar a modernização dos meios de comunicações dentro da
sala de aula.
Sabemos
que as crianças de hoje já ingressam na escola com um conhecimento em
tecnologia, antes mesmo de aprender a ler e a escrever, precisamos mostrar que
é possível usar a tecnologia para a educação.
Apresentamos aqui, nosso mapa conceitual:
Parabéns!
ResponderExcluirMuito boa a aparência do blog!
Muito bom o resumo da aula.
Bem esclarecedor o resumo de vocês, parabéns!
ResponderExcluir