Os Projetos de Trabalho traduzem, portanto, uma visão diferente do que
seja conhecimento e currículo e representam uma outra maneira de organizar o
trabalho na escola. Caracterizam-se pela forma de abordar um determinado tema
ou conhecimento, permitindo uma aproximação da identidade e das experiências
dos alunos, e um vínculo dos conteúdos escolares entre si e com os
conhecimentos e saberes produzidos no contexto social e cultural, assim como
com problemas que dele emergem. Dessa forma, eles ultrapassam os limites das
áreas e conteúdos curriculares tradicionalmente trabalhados pela escola, uma
vez que implicam o desenvolvimento de atividades práticas, de estratégias de
pesquisa, de busca e uso de diferentes fontes de informação, de sua ordenação,
análise, interpretação e representação. Implicam igualmente atividades
individuais, de grupos/equipes e de turma(s), da escola, tendo em vista os
diferentes conteúdos trabalhados (atitudinais, procedimentos, conceituais), as
necessidades e interesses dos alunos.
Ao estudá-los, as crianças e os
jovens realizam contato com o conhecimento não como algo pronto e acabado, mas
como algo controverso. Um dos aspectos mais importantes, no trabalho como
Projetos, é que ele permite que o aluno desenvolva uma atitude ativa e reflexiva
diante de suas aprendizagens e do conhecimento, na medida em que percebe o
sentido e o significado do conhecimento para a sua vida, para a sua compreensão
do mundo.
Fonte: http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedegogiadeprojetos/?pagina=2
Fonte: http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedegogiadeprojetos/?pagina=2
Que bom que já está estudando sobre a Pedagogia de Projetos.
ResponderExcluirLembrem que também precisam participar da disciplina comentando as postagens no blog da disciplina. E avisem aos outros colegas da turma.
muito legal o video para ilustrar os informativos sobre a pedagogia de projetos, parabéns pela iniciativa. O resumo sobre a pedagogia de projetos está muito legal.
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