quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Pedagogia de Projetos



Os Projetos de Trabalho traduzem, portanto, uma visão diferente do que seja conhecimento e currículo e representam uma outra maneira de organizar o trabalho na escola. Caracterizam-se pela forma de abordar um determinado tema ou conhecimento, permitindo uma aproximação da identidade e das experiências dos alunos, e um vínculo dos conteúdos escolares entre si e com os conhecimentos e saberes produzidos no contexto social e cultural, assim como com problemas que dele emergem. Dessa forma, eles ultrapassam os limites das áreas e conteúdos curriculares tradicionalmente trabalhados pela escola, uma vez que implicam o desenvolvimento de atividades práticas, de estratégias de pesquisa, de busca e uso de diferentes fontes de informação, de sua ordenação, análise, interpretação e representação. Implicam igualmente atividades individuais, de grupos/equipes e de turma(s), da escola, tendo em vista os diferentes conteúdos trabalhados (atitudinais, procedimentos, conceituais), as necessidades e interesses dos alunos.
Ao estudá-los, as crianças e os jovens realizam contato com o conhecimento não como algo pronto e acabado, mas como algo controverso. Um dos aspectos mais importantes, no trabalho como Projetos, é que ele permite que o aluno desenvolva uma atitude ativa e reflexiva diante de suas aprendizagens e do conhecimento, na medida em que percebe o sentido e o significado do conhecimento para a sua vida, para a sua compreensão do mundo.

Fonte: http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedegogiadeprojetos/?pagina=2


2 comentários:

  1. Que bom que já está estudando sobre a Pedagogia de Projetos.
    Lembrem que também precisam participar da disciplina comentando as postagens no blog da disciplina. E avisem aos outros colegas da turma.

    ResponderExcluir
  2. muito legal o video para ilustrar os informativos sobre a pedagogia de projetos, parabéns pela iniciativa. O resumo sobre a pedagogia de projetos está muito legal.

    ResponderExcluir