Na aula passada, o professor Fernando Pimentel trouxe duas alunas do 3º período do curso Pedagogia, ambas trabalham num projeto pesquisa voltado para gamificação. Com base nesse contexto, as mesma nos pediu que apresentássemos, em aula, um jogo para o ensino fundamental.
Nossa equipe foi composta por seis participantes:
Adriely, Alana, Cintia, Erick, Thamires e Welida.
Tabuleiro
Matemático
Uma
abordagem diferente do contexto da sala de aula é sempre bem-vinda, pois motiva
os alunos a participarem mais ativamente. A utilização de um jogo de tabuleiro
na aula de matemática, não um tabuleiro comum, e sim um em que os alunos possam
ser as peças que se movimentam no jogo.
Objetivos
Objetivo Geral:
O jogo tem como objetivo, proporcionar às
crianças a ampliação de seus conhecimentos através de atividades práticas e lúdicas
interativas, permitindo-as a criar um novo campo de imaginação.
Objetivos Específicos:
Desenvolver nas crianças as capacidades e
oportunidades de:
- Entreter a criança para que
a mesma possa, de forma divertida, aprender as operações matemáticas;
- Adquirir novos conhecimentos, habilidades
pensamentos lógicos;
- Comunicar, questionar, interagir com os
outros;
- Desenvolver o raciocínio
lógico e a atenção;
- Desenvolver a criatividade e as inteligências
múltiplas;
- Aprender a jogar e a participar ativamente;
- Reforçar os conteúdos já aprendidos;
- Aprender a lidar com os resultados
independentemente do resultado;
- Aceitar regras e respeitá-las;
- Fazer suas próprias descobertas por meio do
brincar;
- Desenvolver e enriquecer sua personalidade
tornando-o mais participativo e espontâneo perante os colegas de classe;
- Aumentar a interação e integração entre os participantes;
- Ter uma determinada noção do saber lógico
matemático.
Material
- Cartela (Tabuleiro);
- Clipes;
- Lápis.
Modo de jogar
- Segurar o clipe com a ponta do lápis;
- Rodar o clipe com o impulso dedo;
- O numeral que o clipe estiver mostrando,
indicará quantas casas o jogador deverá avançar;
- O aluno deverá responder a pergunta de forma
correta, se errar, volta para onde estava;
- Vence quem chegar primeiro ao fim do
tabuleiro.
Resultados
Ao fim da atividade, o
professor deverá avaliar se os objetivos foram alcançados. Reforçar os pontos
positivos e, caso haja, rever os negativos.
A avaliação
deverá ser realizada de acordo como desenvolvimento da turma, podendo ser:
- Audiovisual
por parte do professor;
- Mesa redonda com alunos;
- Elaboração de novas situações-problemas com a
participação dos alunos.
Adorei a publicação. Parabéns!
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