Aprendizagem ubíqua.
A aprendizagem
ubíqua é uma forma de educação que faz analogia com a crença
cristã de que Deus é onipresente e onisciente, ou seja, o ubíquo é aquilo que está ou pode estar em
toda parte, ao mesmo tempo. As redes de dados é um exemplo, elas integram
sinais de internet, televisão e muitos outros dispositivos móveis, a tecnologia permite
essa ubiquidade. Mas como seria a aprendizagem ubíqua?
Nesse
caso, a aprendizagem ubíqua é uma pedagogia construtivista, o foco é o aprendizado e não o
professor. Assim como a aprendizagem
colaborativa, o professor está presente, mas não é ele que passa as
informações, ele apenas apoia e ajuda. No caso da educação ubíqua o ponto mais importante é o acesso às
redes, na ubiquidade a comunicação pode ser feita em qualquer tempo e hora, por
meio de dispositivos móveis. Por isso, é preciso ter acesso a telefone celular,
Wi-Fi, GPS, Bluetooth e outros.
O processo de
aprendizagem ubíqua
acontece de forma espontânea, mas os alunos tem uma direção a seguir, eles
podem pesquisar de tudo, aprender de tudo, mas existe um plano curricular que
deve ser o objetivo, existem provas e avaliações para saber se o aluno
realmente aprendeu. As informações e os estudos são adquiridos na internet, o
professor pode acompanhar, ajudar e tirar dúvidas, mas o conhecimento está ali,
para todos.
Mobile
Learning
Mobile Learning é
uma modalidade de ensino e aprendizagem relativamente recente, que permite a
alunos e professores criarem novos ambientes de aprendizagem à distância,
utilizando para isso, dispositivos móveis com acesso à Internet.
O conceito Mobile Learning pode ser traduzido para
português por aprendizagem móvel ou entendido como integração das tecnologias
móveis no contexto educativo.
Mobile Learning
nada mais é que utilizar do seu laptop, celular ou tablet na aprendizagem. Esta
é uma forma de reduzir o tempo reservado apenas para o aprendizado, permitindo
também a atualização mais rápida de conteúdos, em relação aos métodos mais
tradicionais de ensino, o que dá maior qualificação aos profissionais que as
instituições formam.
O conceito de
mobile learning também não pode ficar preso apenas aos aplicativos para
celular. Apesar de este ser um mercado importante, especialmente no aprendizado
de línguas, você pode ainda acessar vídeos e arquivos de áudio, ou ainda
produzi-los e enviar para colegas, entrar em redes sociais para debater temas
estudados.
O Mobile Learning
não almeja substituir nenhum processo de ensino aprendizagem, pelo contrário,
esta tecnologia possibilita ser um tópico auxiliador neste processo, sendo
apenas um meio de interação e ajudando o discente em suas atividades.
O Mobile Learning
é uma modalidade de ensino e aprendizagem que abre um leque de novas
oportunidades para o futuro. Permite levar a educação a locais de difícil
acesso, onde não existem escolas ou professores, e onde a educação e formação é
ainda considerada um privilégio de apenas alguns indivíduos.
Ensino Híbrido
Ensino Híbrido é
um modelo de educação formal que se caracteriza por mesclar dois modos de ensino:
o on-line, em que geralmente o aluno estuda
sozinho, aproveitando o potencial de ferramentas on-line que podem inclusive
guardar dados individuais dos alunos sobre características gerais do seu momento
de estudo (acertos, erros, correções automáticas de suas atividades, tempo
total de estudo, conteúdo estudado, dentre outros); e o off-line,
momento em que o aluno estuda em grupo, com o professor ou colegas, valorizando
a interação e o aprendizado coletivo e colaborativo.
Na parte on-line, o aluno possui controle sobre
algum elemento do seu estudo, como o tempo, o modo, o ritmo ou
o local. Por exemplo, o aluno pode estudar na escola, em sua casa, no
laboratório de informática, na biblioteca ou mesa do pátio da escola. Ele pode
fazer pesquisa em livros, em seu celular, em um computador ou usando um tablet.
Pode estudar sozinho, em grupos ou somente pedir ajuda a alguém quando se
sentir necessidade. O que importa na parte on-line é o aluno ter controle sobre
parte de seu estudo, tomando decisões que favoreçam sua autonomia. Aqui,
valoriza-se principalmente a relação existente entre alunos e tecnologia, sendo
esta uma ferramenta utilizada pelos alunos para a construção do conhecimento.
Já a parte off-line deve ser realizada na escola e pode ter vários
momentos diferentes: o aluno estudando em grupos ou com
a turma toda, com ou sem a presença fixa do professor, ou até mesmo em momentos
individuais. O ponto forte dessa parte é a valorização das relações entre
professor e alunos e entre alunos e alunos. Todos os momentos estarão
conectados a um objetivo central que é o objetivo de aprendizagem da aula.
Nesse sentido, a ideia é que a parte on-line e o off-line se
conectem e complementem, proporcionando diferentes formas de
ensinar e aprender um determinado conceito. Os dois momentos devem buscar um
objetivo central em comum, sendo que cada pequena parte desses dois momentos
terão características próprias de modo que se complementem e ofereçam
diferentes formas de aprender e ensinar algo.
Conectivismo
Conectivismo é uma teoria de aprendizagem utilizada em ciência da
computação que se baseia na premissa de que o conhecimento existe no mundo ao
contrário do que rezam outras Teorias da Aprendizagem que afirmam que
simplesmente existe na cabeça de um indivíduo.
Como sempre, muito boa a postagem.
ResponderExcluirImpressiona!
Muito boa a pesquisa!
Parabéns!
Estou sempre visitando e com muito prazer o blog de vocês.